fonte techtudo
O Google está comemorando, neste sábado (27), os 100 anos do Bondinho do Pão de Açúcar com um Doodle animado. Inaugurado em 1912 após dois anos de construção, o Bondinho liga, atualmente, a Praia Vermelha ao Morro da Urca e, este, ao Pão de Açúcar. Percorrendo uma distância total de aproximadamente 1.300 metros nos dois trechos, o Bondinho é um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro e do Brasil.
O Projeto
O projeto teve início em 1908, quando o engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Ramos, então Coordenador Geral da Exposição Nacional, evento que celebrava o centenário da abertura dos portos brasileiros e ocorria na Praia Vermelha, teve a ideia de construir um teleférico que levasse as pessoas até o alto do Pão de Açúcar. Em 1909, conseguiu de Serzedelo Corrêa, então Prefeito do Distrito Federal, autorização para a construção e operação do projeto.
A Construção
A construção do primeiro trecho, que ligava a Praia Vermelha ao Morro da Urca, teve início em 1910, um ano após Augusto Ferreira Ramos e alguns amigos fundarem a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, e utilizou quatro toneladas de material importado, que foram levadas ao topo dos dois morros por centenas de operários brasileiros e portugueses em uma operação ousada e de altíssimo risco para a época. Para içarem os cabos de sustentação do bondinho, um cabo-piloto foi levado até a base do Morro da Urca.
Uma equipe subiu pelo meio da floresta com uma corda e, ao chegar ao topo, arremessou uma de suas pontas. Uma vez amarrado na corda, o cabo-piloto foi puxado e afixado no devido lugar. Uma vez afixado, o cabo-piloto serviu de guia para a passagem do cabo de aço que seria utilizado para sustentar o bondinho, que foi colocado sobre o cabo com a ajuda de talhas. Com uma extensão de 528 metros e 220 metros de altura, o primeiro trecho foi concluído em 27 de outubro de 1912, quando 577 pessoas subiram pela primeira vez utilizando o teleférico.
Para o segundo trecho, entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, a mesma operação foi utilizada para o lançamento dos cabos e a colocação do bondinho. Com 750 metros de extensão e 390 metros de altura (quase o dobro do primeiro trecho), a segunda etapa do projeto entrou em funcionamento no dia 18 de janeiro de 1913.
A mesma operação foi utilizada para o lançamento dos cabos e colocação do bondinho no segundo trecho, entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, numa extensão de 750 metros e 396 metros de altura, que entrou em funcionamento no ano seguinte, no dia 18 de janeiro de 1913, completando a ligação definitivamente até o pico do Pão de Açúcar.
Funcionamento
O Bondinho do Pão de Açúcar funciona com dois bondinhos em cada um dos trechos. Saindo de 20 em 20 minutos em cada uma das direções, os bondinhos têm as laterais totalmente transparentes por utilizarem acrílico e policarbonato, o que proporciona, ao visitante, uma vista inesquecível durante a subida e descida.
Cada equipamento desliza sobre dois cabos de aço de 50 milímetros de diâmetro cada um e tem capacidade para transportar até 65 passageiros por viagem. A velocidade de deslocamento é regulável, mas pode atingir 6 metros por segundo entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca e 10 metros por segundo até o Pão de Açúcar, fazendo cada um dos trajetos em apenas três minutos.
0 comentários:
Postar um comentário