segunda-feira, 22 de outubro de 2012

robocop


Os novos brinquedos automotivos do RoboCop

O reinício da franquia Robocop promete mudar muitas coisas. A começar pela roupa. No novo filme de José Padilha (Tropa de elite), o cyborg (ainda se fala isso?) largou a armadura polida e adotou o pretinho básico universal. Mas a sua montaria não muda em termos de marca ou modelo: o Ford Taurus, ou Police Interceptor, continua lá, como bem ilustram as novas fotos tiradas em Toronto durante as filmagens do filme que estreia em 2013.
Exatamente como no original de 1987. No filme do Paul Verhoeven,  o Taurus era o carro, tinha sido lançado há pouco mais de um ano. No atual, o modelo que já é tido como o carro de patrulha mais quente do momento, ganha uma maquiagem mais futurista. Tem protetores até nas rodas dianteiras. Lembrando que o primeiro filme da série se passava em um futuro próximo em que Detroit estava (previsivelmente) dominada pelo crime e pela decadência urbana – que nem na vida real -, então o novo filme deve avançar um pouco no tempo.
Se a vestimenta do RoboCop foi modificada, porque não deixar o personagem mais ágil e sem aquele ar de robô meio atrofiado de antes? Moderninho, o novo Robocop de preto (terá sido uma homenagem ao BOPE?) anda até de moto. Os fãs da série vão lembrar que o herói já se aboletou em cima de uma moto no segundo filme. Só que era uma tradicional Harley Davidson Softail, essa aqui é uma superesportiva! Não sabemos ainda qual. As outras motos do filme são as costumeiras BMWs policiais R 1200 RT. Quem sabe uma S 1000 RR super customizada?
Quanto ao carro, nada mais esperado do que o retorno do Taurus. No primeiro RoboCop, “reza a lenda” que o diretor escolheu o Taurus justamente pelo estilo futurista do carro, na medida para a Detroit dos anos 2000, e que cada um dos modelos teria sido comprado pela produção. O fato é que a Ford participou até da série de TV, na qual o personagem dirigia um Mustang. Além do mais, no primeiro filme um Merkur XR4 (versão do Sierra para o mercado americano) dá o ar da graça como quem não quer nada. Se a Ford não coçou o bolso, foi um dos merchands gratuitos mais lucrativos da história. E com direito a uma sacaneada na concorrência.
Entre as propagandas falsas que davam tempero ao filme, havia um carro fictício, o 6000 SUX (ou sucks!), feito com base em um antigo Oldsmobile Cutlass Supreme por Gene Winfield da Rod & Custom. Uma referência nem um pouco disfarçada ao Pontiac 6000, um dos defasados concorrentes do Taurus de então. Aliás, um modelo do tipo chega a ser destruído por um dos vilões. Isso sim que é propaganda!
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