A habilidade do elefante chamou a atenção de uma equipe de pesquisadores, que percebeu que a fala de Koshik é feita através da imitação do que é falado por humanos — e, em uma demonstração de habilidade incrível, o animal usa a ponta da tromba colocada sobre a boca para reprodução dos sons, que acabam ficando muito convincentes.
Após ouvir sobre o talento vocal do animal, Dr. Angela Stoeger, da Universidade de Viena, na Áustria, foi até a Coreia para criar vídeos do elefante, os quais foram publicados no YouTube em seguida.
A equipe de pesquisa então pediu que coreanos (que tinham o idioma nativo) ouvissem a fala do animal, sem saber do que se tratava. Segundo Stoeger, foi encontrada uma “elevada concordância do significado global” das palavras.

Dr. Angela Stoeger ainda completa dizendo que o ocorrido é resultado da convivência do animal exclusivamente com humanos: Koshik era o único elefante de seu zoológico entre seus cinco e doze anos de idade.
Como suas relações sociais eram baseadas no que ele via e ouvia de pessoas, isso fez com que ele se esforçasse para fortalecer laços com seus companheiros, repetindo suas falas. O feito é bastante notável, levando em conta a anatomia do elefante que, ao contrário dos humanos, não conta com lábios e tem uma laringe enorme.
Para Dr. Stoeger, a pesquisa é de extrema importância não só para compreender melhor o funcionamento das linguagens humanas como para acompanhar um processo evolutivo de vocalização ou imitação vocal. A pesquisadora deixa claro que Koshik apenas simula os sons humanos, sem ter plena consciência do que aquilo representa.
Fonte: BBC
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/mega-curioso/32218-cientistas-estao-surpresos-com-um-elefante-asiatico-falante-.htm#ixzz2BCVanXBf
0 comentários:
Postar um comentário